sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Onda de frio na Europa


A onda de frio intenso e os nevões que atingem a Europa desde o final de Janeiro e início de Fevereiro de 2012 já causaram um elevado número de mortos. É considerada uma das épocas mais frias da Europa desde 1991. Segundo os especialistas, a Europa ficou sob acção de ar polar, muito frio.
O mapa mostra as anomalias de temperatura para a Europa ocidental e a Rússia, de 25 de Janeiro até 1 de Fevereiro de 2012, em comparação com as temperaturas para o mesmo período de 2001 a 2011. As anomalias são baseadas nas temperaturas da superfície terrestre observadas pelo satélite Terra, da NASA.
As áreas com temperaturas acima da média aparecem em vermelho e laranja, e as áreas com temperaturas abaixo da média são em tons de azul. Oceanos e lagos aparecem em cinza.
A cor azul domina na imagem, com a maioria das regiões suportando temperaturas bem abaixo do normal. Algumas das anomalias de temperatura mais graves ocorrem no noroeste da Rússia e ao redor do Mar Negro. Ucrânia, na margem do Mar Negro, é um dos países mais afectados.
Fonte: Earth Observatory

Link relacionado:
Frio glacial e nevões já mataram 560 pessoas na Europa

Sem comentários: