quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Leopardo-das-neves captado em câmara no Butão

Um raro leopardo-das-neves (Uncia uncia) foi captado em imagens por uma armadilha de câmara, no Parque Wangchuck Centennial, no Butão, em Outubro-Novembro de 2011. Para além do felino predador, as câmeras filmaram também algumas presas como o lobo tibetano e o cervo-almiscarado, sugerindo que esta área protegida é um refúgio fundamental para a biodiversidade do Himalaia.
Biólogos do Governo do Butão e a organização World Wildlife Fund (WWF) captaram mais de 10.000 imagens com a armadilha de câmera, no Parque Wangchuck Centennial.


Estas imagens constituem uma primeira evidência que os leopardos estão a prosperar neste parque do Butão, um corredor ecológico vital que liga o Parque Nacional Jigme Dorji, no ocidente, e o Santuário de Vida Selvagem Bumdeling, no Oriente. É importante manter em contacto as populações locais de leopardos-das-neves, para assegurar a sua permanência na região.
Os leopardos-das-neves são animais em risco de extinção, com cerca de 4.500 a 7.500 exemplares na natureza. São caçados clandestinamente.
Fonte: ÚltimoSegundo / World Wildlife Fund (WWF)

Sem comentários: