quarta-feira, 7 de março de 2012

Diabo de poeira em Marte

Redemoinho de pó, também chamado de diabo de poeira, observado pela sonda MRO da NASA, na superfície de Marte, em 16 de Fevereiro de 2012 - Crédito: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona

Um redemoinho-de-poeira ou diabo de poeira, com mais de 800 metros de altura e cerca de 30 metros de diâmetro, foi captado na superfície de Marte pela câmara HiRISE (Science Experiment Resolution Imaging ) a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA.
O diabo de poeira apresenta um arco, produzido por uma brisa de oeste, a meia altura, formando uma 'serpente' de poeira, com a sombra projectada no solo marciano. 
A imagem foi obtida, em 16 de Fevereiro de 2012, quando a nave passava sobre a região Amazonis Planitia, no norte de Marte. Na superfície empoeirada da área observam-se os trajectos de outros redemoinhos anteriores na forma de numerosas estrias.
A imagem foi tirada numa época em que Marte está mais afastado do Sol. Aqui, tal como na Terra, os ventos dependem do aquecimento solar. Nesta temporada, a exposição aos raios solares diminui, mas mesmo assim, surgem os diabos de poeira que limpam, aos poucos, a poeira recentemente depositada no chão.
Na Terra ou em Marte, os diabos de poeira são colunas de ar girando, tornadas visíveis pela poeira que retiram do chão. Normalmente o fenómeno acontece em dias limpos (ao contrário dos tornados), quando o solo é aquecido pelo Sol, aquecendo o ar logo acima do chão. À medida que o ar quente, próximo da superfície, sobe rapidamente através da pequena bolsa de ar mais frio acima dele, o ar pode começar a girar, se as condições forem as adequadas.
Fonte: NASA

Sem comentários: