terça-feira, 6 de março de 2012

A Lua pode estar relacionada com o naufrágio do Titanic, há 100 anos

Ilustração do naufrágio do Titanic, a 14 de abril de 1912 (este ano, completam-se 100 anos) foi um dos acontecimentos mais importantes do seu tempo, e onde morreram 1500 pessoas. O navio colidiu com um grande iceberg - Fonte: wikipédia

Umn estudo realizado por astrónomos da Universidade Estatal de Texas-San Marcos, admite que a Lua pode ter tido um papel crucial no afundamento do Titanic, ao influenciar as más condições do mar e a existência de numerosos icebergs na noite do acidente.
Os físicos da Universidade do Texas, Donald Olson e Russell Doescher, publicaram um estudo na revista Sky & Telescope onde explicam a razão de haver tantos icebergs na zona por onde navegava o transatlântico.
Quatro meses antes da tragédia, a 4 de janeiro de 1912 ocorreu um fenómeno astronómico extremamente raro, com a Lua na posição mais próxima da Terra em 1400 anos, enquanto o periélio da Terra - máxima aproximação ao Sol - tinha acontecido no dia anterior. Além disso, houve um alinhamento da Lua e do Sol, algo que acontece uma vez na vida de um humano, e que faz com que a força gravitacional de um e outro seja reforçada.
Segundo os especialistas, todas estas circunstâncias resultaram em forças gravitacionais invulgares, capazes de produzirem marés de primavera, extremamente altas, fazendo com que muitos icebergs se deslocassem para latitudes mais baixas, na rota do Titanic. Os sobreviventes testemunharam que havia muitos icebergs na zona do naufrágio, numa latitude onde isso não era normal.
No seu estudo, os cientistas tornam claro que não foi a Lua que provocou o desastre. O Titanic navegava a toda a velocidade num oceano com icebergs, e chocou com um deles, o que realmente o afundou.
Fonte: El Mundo.es

Sem comentários: