quarta-feira, 21 de março de 2012

Robô medusa funciona na água

O vídeo mostra o robô medusa em movimentação, aqui movido por electricidade.

Pesquisadores norte-americanos criaram uma medusa robótica, o robô medusa, com características ideais para investigações submarinas e operações de resgate. Além disso, pode funcionar indefinidamente, pelo menos em teoria, pois retira a sua energia da água onde se encontra.
O robô medusa ('Robojellyfish') tem um desenho inspirado no organismo e na locomoção das medusas. Está construído com materiais "inteligentes" capazes de mudar de forma e tamanho respondendo a estímulos exteriores, como correntes de água. O robô imita os movimentos das medusas verdadeiras quando é introduzido na água, movimentando-se devido a reacções químicas que se produzem sobre a sua superfície. Ainda em fase de testes, o robô movimenta-se numa só direcção.
Segundo Yonas Tadesse, da Universidade de Virginia Tech (USA) e autor do estudo publicado na revista 'Smart Materials and Structures', " é o primeiro robô submarino cuja fonte de energia é hidrogénio ambiente". É impulsionado por reacções químicas entre o oxigénio e hidrogénio da água e a platina na sua superfície que produzem calor. Este calor é transferido aos músculos artificiais do robô e assim se movimenta na água, mudando de forma como as medusas. Desta forma, o robô medusa utiliza energia totalmente renovável, pois regenera a sua própria energia a partir da água onde se encontra.
Fonte: El Mundo.es

Sem comentários: