sábado, 21 de abril de 2012

Ainda a Nebulosa de Tarântula no aniversário do Telescópio Espacial Hubble

No seu 22º aniversário, o Telescópio Espacial Hubble lançou uma nova imagem da região de formação estelar de 30 Doradus, mas agora com a colaboração dos três grandes observatórios da NASA: Chandra, Hubble e Spitzer - Crédito: X-ray: NASA/CXC/PSU/L.Townsley et al.; Optical: NASA/STScI; Infrared: NASA/JPL/PSU/L.Townsley et al.

30 Doradus, também conhecida por Nebulosa de Tarântula, está situada na vizinha galáxia da Grande Nuvem de Magalhães. É uma das maiores regiões de formação estelar, localizada próximo da Via Láctea. Os milhares de estrelas massivas do seu centro ejectam material e produzem radiação intensa conjuntamente com fortes ventos estelares.
O Observatório de raios X Chandra detecta o gás aquecido, a milhões de graus, por estes ventos estelares e também por explosões de supernovas. Os raios X, de cor azul na imagem, resultam de frentes de choque formadas pela actividade de alta energia estelar.
Na imagem, os dados do Hubble são verdes, revelando a luz das estrelas massivas, juntamente com estrelas em diferentes fases de formação.
A emissão de infravermelho do Spitzer, em vermelho, mostra gás frio e poeira contendo bolhas gigantes esculpidas no seu interior pela mesma radiação quente e ventos fortes das estrelas massivas do centro de 30 Doradus.
Fonte: NASA

Sem comentários: