quarta-feira, 11 de abril de 2012

Células coronais descobertas no Sol

Células coronais observadas, entre 7 e 14 Junho de 2011, pela nave STEREO-B, da NASA - Crédito: NASA/STEREO/NRL 

Ao observar imagens solares do Observatório Solar Dinâmico (SDO), da NASA, cientistas descobriram novas estruturas, até hoje desconhecidas, na atmosfera do Sol, um padrão de células observadas na coroa solar, a que chamaram "células coronais".
As estruturas estão aparentemente ligadas a buracos coronais e vêm descritas e publicadas online no Astrophysical Journal por Neil Sheeley e Harry Warren, do Laboratório de Investigação Naval, em Washington, com base em imagens tiradas durante um período de vários dias e mostra formas tridimensionais que parecem ser colunas da gás que se estendem verticalmente na coroa solar.
As imagens registadas em vídeo podem ser observadas aqui.
"Pensamos que as células coronais parecem chamas subindo, como as velas num bolo de aniversário", diz Sheeley. "Vistas de lado, são semelhantes a chamas. Vistas de cima, parecem células solares. E nós tivemos uma óptima maneira de verificar isso, porque conseguímos vê-las a partir de cima e de lado através de observações do SDO, STEREO-A e STEREO-B".
Os pesquisadores usaram as imagens obtidas pelas três sondas para rastrear essas células à volta do sol. Vistas de cima, as áreas apresentam o padrão celular que foi inicialmente detectado. No entanto, quando examinadas obliquamente, mostram plumas inclinadas para um lado. Tomadas em conjunto, estas imagens bidimensionais revelam a natureza tridimensional do material das células solares como colunas que se estendem para cima através da atmosfera do sol, como pilares gigantes de gás.
A descoberta das células coronais aumentou o conhecimento sobre a estrutura magnética da coroa solar. No futuro, estudos sobre a sua evolução podem melhorar a compreensão dos cientistas sobre as mudanças magnéticas nos limites dos buracos coronais e os seus efeitos sobre o vento solar e no tempo espacial da Terra.
Mais informações na NASA

Sem comentários: