segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dois mil cientistas pedem que seja proibída a pesca comercial no Oceano Árctico

Árctico - Fonte: wikipédia

Mais de dois mil cientistas de 67 países pediram, numa carta aberta divulgada hoje, o estabelecimento de um acordo internacional de pesca para proteger o Oceano Árctico, proibindo a pesca comercial nas zonas que ficaram recentemente acessíveis por causa do degelo.
Os novos mapas mostram que, nos últimos verões, a perda permanente de gelo marinho abriu cerca de 40% da região, antes inacessível, tornando viável a pesca industrial pela primeira vez.
“Os cientistas reconhecem a necessidade crucial de um acordo internacional que proíba o início da pesca comercial, até que possam ser definidas medidas de gestão baseadas no conhecimento científico”, escreveu Henry Huntington, director de ciência do departamento do Árctico do Instituto Pew Center.
Tal como escrevem os cientistas na sua carta, "a comunidade científica não dispõe de dados biológicos suficientes sobre a presença, abundância, estrutura, movimentos e saúde dos stocks de peixes e o papel que têm no ecossistema do Árctico." A falta destes dados e de uma boa gestão poderão provocar o esgotamento dos recursos de pesca e danos noutros componentes do ecossistema, se a pesca começar.
Por isso, serão precisos também mais estudos para "compreender os efeitos da pesca noutros componentes do Oceano Árctico, nomeadamente nas focas, baleias e ursos polares, e nas populações do Árctico que dependem desses recursos naturais".

A imagem captada pelo satélite Envisat, em 24 de Agosto de 2011, mostra uma pequena parte da Passagem do Noroeste que está agora livre de gelo. Localizada no arquipélago árctico canadense, a Passagem do Noroeste pode ser uma rota marítima mais curta entre a Europa e a Ásia - Crédito: ESA

A carta foi publicada pelo Pew Environment Group, no primeiro dia da conferência sobre o Ano Polar Internacional 2012, a decorrer em Montreal, entre 22 e 27 de Abril. 60% dos cientistas que a assinaram são de um dos cinco países com costa para o Árctico: Canadá, Estados Unidos, Rússia, Noruega e Gronelândia/Dinamarca.
Os cientistas recomendam que os países do Árctico trabalhem em conjunto para proteger o Oceano Árctico Central, uma área semelhante ao Mar Mediterrâneo.
Fonte: Público.pt  /  comunicado PEW

Sem comentários: