quarta-feira, 11 de abril de 2012

Indonésia é abalada por fortes terramotos

Foto de Banda Aceh, seis semanas após o tsunami de 26 de Dezembro de 2004, que matou 230.000 mil pessoas em 13 países - Fonte: wikipédia

A Indonésia voltou a ser abalada por um terramoto de grande intensidade. O sismo, de intensidade 8,6 na escala de Richter, ocorreu às 16h38 locais (9h52 em Portugal), com epicentro, no mar, a 495 quilómetros de distância da cidade de Banda Aceh, no noroeste da ilha de Sumatra, a uma profundidade de 22,9 quilómetros, segundo os Serviços Geológicos norte-americanos (USGS, sigla em inglês). Registaram-se várias réplicas, a maior das quais com magnitude de 8,2 na escala de Richter.
Foi lançado o alerta de tsunami no Oceano Índico pelo Centro de Alerta de Tsunamis para o Pacífico, mas foi levantado poucas horas depois do primeiro abalo. Este Centro de Alertas, que depende da agência norte-americana para os Oceanos e Atmosfera (NOAA), referiu que as estações de medição do nível do mar na região registaram a ocorrência de um tsunami com ondas de pequenas alturas, entre os 3 e os 31 centímetros.
Os sismos foram sentidos na Malásia, Cingapura, Tailândia, Bangladesh e Índia. Em Portugal, o sismo foi detectado em todas as estações da rede sísmica nacional, segundo o Instituto de Meteorologia que está a "acompanhar a evolução desta situação".

Países afectados pelo tsunami de Dezembro de 2004. O sismo de hoje, 11 de Abril de 2012, foi sentido nos países mais próximos da Indonésia - wikipédia

As populações das regiões afectadas refugiaram-se nas áreas mais altas, receando o tsunami. Na província de Aceh, o medo foi muito grande, ainda está muito presente o sismo e tsunami de Dezembro de 2004, mais ou menos na mesma área, que matou um total de 230.000 pessoas em 13 países.
A Indonésia faz parte do chamado Anel de Fogo do Pacífico e sofre cerca de sete mil sismos todos os anos, a maioria de baixa magnitude.
Esta infografia explica, de uma maneira simples, como se formam os terramotos e os tsunamis, para compreender melhor estes acontecimentos naturais, que podem ser muito destrutivos e mortais.
Mais informações em Publico.pt

Sem comentários: