sexta-feira, 27 de abril de 2012

Os koalas estão em perigo

A perda de habitat e a doença estão a ameaçar os os Koalas (Phascolarctos cinereus) - Fonte: wikipédia

Os koalas vão ser declarados "espécie ameaçada" em algumas zonas da Austrália. A medida tem como objectivo tentar evitar o declínio da população destes animais devido à seca, as alterações climáticas e doenças que os matam.
Deverão ser escolhidas algumas zonas a leste da Austrália, e espera-se que o koala seja declarado "espécie ameaçada" a sul de Queensland e "vulnerável" em algumas áreas de Nova Gales do Sul, de acordo com notícias da imprensa local.
Os koalas estiveram quase a desaparecer no princípio do século XX com a caça excessiva pela sua pele.
No entanto, as medidas propostas pelo Ministério do Ambiente australiano estão a gerar alguma discussão. Os grupos ecologistas suspeitam que o governo será menos exigente nas áreas ligadas à indústria do carvão e gás, pois o estatuto de "espécie ameaçada" dificultará o desenvolvimento de infraestrutras, para proteger o habitat do koala.
Os defensores do ambiente alertam para os koalas de Gunnedah, conhecida como a "capital dos koalas", em Nova Gales do Sul, que não serão classificados de "ameaçados", apesar da sua população ter descido cerca de 75% desde 1993, quando eram cerca de 15.000.
"É especialmente preocupante que as populações de koalas de Gunnedah fiquem fora da lista de espécies ameçadas, quando projectos de carvão ameaçam destruir o seu frágil habitat", disse Naomi Hogan, porta-voz do grupo de conservação Wilderness Society.
Actualmente, devem existir cerca de 100.000 koalas vivendo em estado selvagem, mas a sua população continua a descer por perda de habitat e devido à doença causada pela clamídia. Esta bactéria provoca lesões nos órgãos genitais e olhos dos koalas, originando infertilidade e cegueira, matando lentamente os animais.
Está a ser investigada uma vacina para prevenir a doença, que se supõe ter sido introduzida por uma ovelha trazida pelos primeiros colonos europeus e se propagou rapidamente nos últimos 200 anos entre os koalas.
Fonte: El Mundo.es

Sem comentários: