sexta-feira, 27 de abril de 2012

Rio da floresta tropical brasileira visto do espaço

Imagem do rio Juruá serpenteando através da floresta amazónica, no oeste do Brasil, obtida pelo satélite Envisat da Agência Espacial Europeia - Crédito: ESA

Juruá é um dos maiores afluentes do rio Amazonas, que flui lentamente pelo meio da floresta tropical alagada na Bacia Amazónica. Ao longo do seu curso principal surgem alguns lagos, formados quando o rio muda de curso, e que podem ver-se na imagem.
As florestas tropicais têm alguns dos maiores rios do mundo pela grande quantidade de precipitação que se verifica nessas áreas.
Atendendo ao seu tamanho, "a monitorização remota é a melhor maneira de estudar a Bacia Amazónica em grande escala - especialmente para avaliar a extensão e os danos causados pela desflorestação".
Os dados de radar de satélite podem ser usados para mapear, em alta resolução e com precisão, a altura da floresta, a sua estrutura em 3D e as perturbações naturais ou aquelas que são causadas pelo homem.
Como as florestas ajudam na remoção do dióxido de carbono da atmosfera, os satélites podem ser muito úteis na avaliação das quantidades de carbono existentes e na monitorização dos recursos naturais do nosso planeta.
Recentemente o satélite Envisat perdeu a comunicação com a Terra, em 8 de Abril, depois de 10 anos de serviço. Os técnicos da Agência Espacial Europeia continuam a tentar restabelecer o contacto.
A imagem do rio Juruá foi seleccionada para 'imagem da semana' e é tema em destaque na ESA Web-TV.
Fonte: ESA

Sem comentários: