segunda-feira, 2 de abril de 2012

Vénus brilha com as Pleiades

Vénus em conjunção com o aglomerado de estrelas Pleiades

Esta semana, Vénus passa na frente do aglomerado estelar Pleiades (Messier 45), na constelação de Touro. Esta conjunção rara começa hoje, segunda-feira (2 de Abril), ao anoitecer. Pode observar-se a olho nu, a oeste, mas é mais espectacular vista através de binóculos ou telescópio.
A partir de hoje, e durante três dias, Vénus acompanha as Pleiades (pombas em grego), um jovem aglomerado de estrelas a cerca de 400 anos luz da Terra. Por causa da sua distância, as Pleíades estão perto do limite de visibilidade a olho nu. Basta olhar Vénus, o astro mais brilhante no céu, na direcção oeste, apontar os binóculos e surgem as brilhantes estrelas do aglomerado.

Passagem de Vénus pelo aglomerado das Pleiades

A melhor noite para observar o espectáculo cósmico é terça-feira, 3 de Abril, quando Vénus parece que atravessa o aglomerado, o que acontece cerca de uma vez a cada 8 anos.

Aglomerado estelar Pleiades, na constelação de Touro - Fonte: wikipédia

As Pleiades, também conhecidas como as "Sete Irmãs", são um aglomerado de estrelas jovens, que se formaram há cerca de 100 milhões de anos, durante a era dos dinossáurios na Terra, a partir de uma nuvem de gás interestelar em colapso. As estrelas maiores e mais brilhantes são azuladas e cerca de cinco vezes maiores do que o nosso Sol. O aglomerado tem cerca de 500 estrelas, mas à vista desarmada talvez entre 7 e 9.
Mitologicamente representam a família do titão Atlas e da ninfa marinha Pleione, e algumas das suas filhas, as "sete irmãs": Alcyone, Electra, Maia, Merope, Taygeta, Celaeno e Asterope (os nomes das estrelas mais visíveis).

Sem comentários: