quinta-feira, 7 de junho de 2012

Asteróide Vesta multicolor


A animação com o gigante asteróide Vesta começa com imagens de alta resolução em preto e branco, seguidas por outras de cores falsas sobre um modelo em 3-D do asteróide, construído a partir de observações da sonda Dawn, da NASA.
As cores foram escolhidas para destacar as diferenças na composição da superfície.
O vídeo mostra uma grande variedade de cores na superfície de Vesta, revelando diversidade nas propriedades dos materiais existentes.
Embora os cientistas ainda estejam a estudar o significado de algumas cores em relação à composição de gigante asteróide, pode observar-se que o material laranja lançada para fora a partir de algumas crateras de impacto é diferente do material da superfície circundante. A cor verde mostra a abundância relativa de ferro. Por exemplo, na enorme bacia de impacto, conhecida como Rheasilvia, no hemisfério sul de Vesta, algumas áreas têm menos ferro do que outras.
Vesta é o segundo corpo mais massivo no cinturão de asteróides, que os cientistas consideram ser um bloco de construção planetária em camadas, com um núcleo de ferro - o único do seu tipo com origem nos primeiros dias do sistema solar.
Fonte: NASA

Sem comentários: