terça-feira, 19 de junho de 2012

Terra - planeta dinâmico


O vídeo da NASA mostra a interacção do Sol com a magnetosfera terrestre e o clima. Na animação pode ver-se como o poderoso campo magnético da Terra, através da magnetosfera, nos protege dos efeitos de uma ejecção de massa coronal, uma gigantesca explosão de energia magnética solar. As partículas solares são desviadas à volta da Terra, mantendo-nos seguros. O mesmo não acontece em Vénus que, por não ter campo magnético, é "varrido" por essas explosões solares desde há muito, dando ao planeta um ambiente muito hostil.
Mas nem só a magnetosfera nos protege do Sol. Ele envia constantemente luz e energia radiante e grande parte dessa energia solar é desviada pela atmosfera da Terra ou é reflectida para o espaço pelas nuvens, gelo e neve. A energia que o planeta absorve é a responsável pelo clima, o motor que faz mover o sistema Terra.
O aquecimento solar irregular, os ciclos de dia e noite, e as estações são alguns dos factores que fazem circular os ventos à volta do mundo. Estes ventos impulsionam correntes oceânicas de superfície que se podem observar na animação.
As visualizações do vídeo estão baseadas em observações de satélite reais. As correntes oceânicas foram criadas a partir de dados reais dos oceanos actuais.

Sem comentários: