sábado, 14 de julho de 2012

A água da Terra resultou, provavelmente, de colisões com asteróides

Ilustração do impacto de um asteróide na Terra. Asteróides condritos devem ter originado a água do nosso planeta, segundo o novo estudo - Fonte: wikipédia

Um novo estudo sugere que os meteoritos e os asteróides que os originaram, são as fontes mais prováveis ​​de água da Terra.
A nova pesquisa orientada por Alexander Conel, do Instituto Carnegie de Washington,nos Estados Unidos, foi publicada online, em 12 de Julho, no jornal Science Express. Os resultados apresentados contradizem as teorias existentes. Estas consideram que a maior parte da água do nosso planeta tem origem no sistema solar exterior e que chegou à Terra através de colisões de cometas ou asteróides, que se formaram para além da órbita de Júpiter e migraram, depois, para o interior.
O estudo centrou-se na água gelada que foi distribuída pelo sistema solar e que deixa evidências preservadas nos cometas e nos condritos carbonáceos (meteoritos muito primitivos) que a transportaram.
Os cientistas analisaram amostras de 86 condritos carbonáceos, considerados as principais fontes de elementos voláteis da Terra primitiva, como o azoto, hidrogénio e carbono e, possivelmente, material orgânico também. Estes voláteis são cruciais para determinar as origens da água e da vida no planeta.
Os pesquisadores mediram a abundância relativa dos diferentes isótopos de azoto, hidrogénio e carbono nas amostras. Os isótopos são átomos de um mesmo elemento, mas com diferentes números de neutrões nos seus núcleos atómicos.
O conteúdo de deutério no gelo de corpos celestes dá indicação sobre a distância relativa ao Sol a que se formaram os objectos contendo esse gelo. Geralmente, quanto mais longe se formaram maior é o conteúdo de deutério no seu gelo. Objectos formados nas mesmas regiões devem apresentar composições semelhantes para os isótopos de hidrogénio.
Os resultados obtidos para o conteúdo de deutério ou "hidrogénio pesado" (com um neutrão no núcleo) das 86 amostras de condritos - colhidos a partir das argilas, remanescentes da água gelada - sugerem que os asteróides que os originaram se formaram relativamenmte perto do Sol, porque eles têm um conteúdo muito menor de deutério que os cometas. Estes devem ter-se formado nas regiões frias e longínquas do sistema solar.
Condrito carbonáceo, um meteorito primitivo - Fonte: wikipédia

As teorias em vigor até agora sugerem que tanto os cometas como os condritos carbonáceos se formaram para além de Júpiter, talvez no extremo do sistema solar, mudando-se depois mais para o interior, trazendo os elementos voláteis e a matéria orgânica para a Terra. Se isso fosse verdade, o gelo dos cometas e os restos de gelo preservados nos condritos carbonáceos, na forma de silicatos hidratados, tais como argilas, teriam composições isotópicas semelhantes.
Assim, os investigadores sugerem que os condritos carbonáceos se formaram no cinturão de asteróides, que existe entre as órbitas de Marte e Júpiter. Além disso, eles propõem que a maioria dos elementos voláteis da Terra teve origem a partir de uma variedade de condritos, e não de cometas, pois a composição isotópica da massa da Terra é mais consistente com os condritos.
Fonte: Comunicado do Instituto Carnegie via Space.com

Sem comentários: