quarta-feira, 11 de julho de 2012

Bob Marley já tem uma espécie biológica nomeada em sua honra

Peixe dos recifes de corais das Caraíbas, conhecido como French grunt (Haemulon flavolineatum), que é infestado com parasitas da família Gnathiidae, tal como a nova espécie Gnathia marleyi - Fonte: wikipédia

Bob Marley, o famoso músico jamaicano de reggae, deu o seu nome a uma nova espécie biológica do mar das Caraíbas.
Gnathia marleyi é um pequeno crustáceo parasita, sugador de sangue, que infesta peixes, como o French grunt, nos recifes de coral das Caraíbas.
Esta espécie só se alimenta durante a fase juvenil, quando ataca os peixes e os infesta para comer o suficiente e crescer até à fase adulta. Pode ser encontrado escondido entre esponjas do mar, algas e pedaços de coral morto. Os parasitas Gnathia marleyi adultos não se alimentam e conseguem sobreviver duas a três semanas com o que comeram quando juvenis.
A espécie foi nomeada pelo biólogo marinho Paul Sikkel, da Universidade do Estado do Arkansas, grande admirador da música de Bob Marley, que ele considera único nas Caraíbas, tal como a nova espécie.

Parasitas da família Gnathiidae. Macho (à esquerda), fêmea (topo, à direita) e juvenil (em baixo,à direita) - Fonte: wikipédia

As espécies da família Gnathiidae são os parasitas externos mais comuns encontrados nos recifes de coral. Eles são ecologicamente semelhantes aos sugadores de sangue terrestres, como as carraças e os mosquitos portadores de doenças. Este facto torna os recifes de corais das Caraíbas vulneráveis ​​a doenças.
A investigação e todas as fases da vida do Gnathia marleyi estão publicadas na revista Zootaxia.
Bob Marley não é o único a ter o seu nome ligado a uma nova espécie. O Presidente Barack Obama, dos Estados Unidos, também já foi homenageado com o seu nome num líquen e Elvis Presley numa vespa. Muitas outras individualidades conhecidas têm a sua espécie biológica. Encontramos algumas neste endereço.
Fonte: Reuters

Link relacionado:

Sem comentários: