segunda-feira, 30 de julho de 2012

Faltam seis dias para que o robô Curiosity chegue a Marte

Ilustração da aproximação da missão Mars Science Laboratory (MSL), depois de terminada a sua fase de cruzeiro, 10 minutos antes de entrar na atmosfera de Marte. O robô Curiosity viaja protegido dentro da concha da sonda espacial - Crédito: NASA/JPL-Caltech

Faltam apenas seis dias para que a missão Mars Science Laboratory (MSL), da NASA, atinja Marte. O veículo espacial transporta o robô Curiosity, programado para pousar no planeta vermelho pelas 10:30 horas pm PDT, em 5 de Agosto (01:30 EDT, em 6 Agosto, 05:30 GMT).
Se tudo decorrer como previsto, depois do pouso o robô vai realizar uma missão científica de dois anos, investigando se a área já teve condições ambientais favoráveis ​à vida, para estudar a habitabilidade, clima e geologia de Marte e colher dados para futuras missões humanas ao planeta.
A chegada e pouso do robô vão ser acompanhados por três naves espaciais que, actualmente, orbitam o planeta, e que vão transmitir dados essenciais do acontecimento: a Mars Odyssey e a Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA, e a Mars Express, da ESA.
Curiosity vai pousar na cratera marciana Gale, perto da base do Monte Sharp, localizado perto do centro dessa bacia de impacto. Aqui, vai procurar pistas da actividade de água no passado da região. A montanha apresenta várias camadas de rocha que, provavelmente, preservam diferentes condições ambientais existentes há milhões de anos atrás.
O robô Curiosity está equipado com 10 instrumentos científicos que lhe permitem escavar, analisar propriedades químicas do solo marciano, amostras de rochas e minerais, para além de captar imagens de alta resolução. Ele transporta um laser que pode disparar nas rochas para determinar a sua composição química, um verdadeiro laboratório científico ambulante no planeta vermelho.
No entanto, antes de cumprir a sua missão científica, o Curiosity terá que ultrapassar a parte mais arriscada da sua viagem, que é a descida através da atmosfera marciana até ao solo. Atendendo ao seu tamanho, quase uma tonelada, o sistema de pouso do robô é inovador, bastante complexo e diferente de qualquer outro já experimentado pela NASA com outros robôs.
Há uma sequência de eventos muito precisos, enquanto o Curiosity atravessa a atmosfera de Marte até pousar em segurança, o que demora precisamente 7 minutos, que já foram baptizados de "sete minutos de terror" num vídeo onde os cientistas da missão explicam como esperam que tudo se passe.


Em 30 de Julho, a sonda Mars Science Laboratory, carregando o robô Curiosity, terá viajado cerca de 555 dos 567 milhões de quilómetros de voo até Marte.
Mais informações sobre o robô Curiosity em Mars Science Laboratory
Fonte: NASA

Sem comentários: