terça-feira, 17 de julho de 2012

Grande iceberg separou-se de um glaciar da Gronelândia

O Glaciar de Petermann originou um novo iceberg gigante, observado através do satélite Aqua da NASA - Crédito: NASA/NASA Earth Observatory/Jesse Allen

O Glaciar de Petermann é um grande glaciar ao longo da costa Noroeste da Gronelândia, em direcção ao Oceano Árctico, onde termina numa plataforma de gelo gigante alongada flutuante.
Periodicamente, este glaciar quebra formando icebergs. Em 2010, Petermann originou um iceberg gigantesco, uma verdadeira ilha de gelo. Este ano, o glaciar voltou a quebrar, libertando mais um iceberg.
A formação do novo iceberg foi observada pelo satélite Aqua, da NASA, que tem uma órbita polar e passa sobre a região várias vezes por dia. As duas imagens do Glaciar de Petermann, captadas em 16 de Julho de 2012, permitem ver que às 10:25 Tempo Universal Coordenado (UTC), o iceberg ainda se mantinha próximo do glaciar, mas pelas 12:00 UTC, o iceberg já tinha começado a mover-se para o norte até ao fiorde. No dia seguinte, 17 de Julho, o afastamento do iceberg era maior.
Os cientistas estimam que este iceberg tenha, aproximadamente, metade do tamanho da ilha de gelo que se libertou em 2010. No entanto, mostra um recuo da geleira de Petermann, o gelo partiu-se mais para montante da plataforma flutuante do que no iceberg de 2010. A brecha no gelo deste novo iceberg já tinha sido identificada em 2001 e tem sido visível em imagens de satélite durante vários anos.
A formação de icebergs é um processo natural, cíclico. Mas quando este processo acelera, aumenta o degelo. As plataformas de gelo flutuantes dificultam o movimento dos glaciares em direcção ao mar. Quando elas colapsam, os glaciares que as alimentam aceleram e lançam mais gelo para o oceano, fazendo elevar o nível do mar.
De acordo com os especialistas, as plataformas de gelo flutuante da Gronelândia estão a derreter e a diminuir de tamanho como consequência das alteração de temperatura do ar e do oceano, tal como acontece também na Antárctica.
Fonte: NASA/Earth Observatory

Sem comentários: