sexta-feira, 20 de julho de 2012

Gliese 581g é o primeiro dos cinco exoplanetas potencialmente habitáveis

Ilustração dos cinco exoplanetas, potenciais mundos habitáveis​​, incluindo agora Gliese 581g, o melhor candidato exoplaneta parecido com a Terra até agora. Todos estes planetas são super Terras, com massas estimadas entre dois e dez massas terrestres. Os planetas são comparados com o nosso planeta, através dos "índices de semelhança com a Terra" (na última linha) - Crédito: Habitable Exoplanets Catalog (HEC)

O exoplaneta Gliese 581g é considerado o melhor candidato a exoplaneta potencialmente habitável, de acordo com novos dados apresentados pela equipa que o descobriu, em 2010.
Agora, Gliese 581g faz parte do Catálogo de Exoplanetas Habitáveis da Universidade de Porto Rico, em Arecibo, onde ocupa o primeiro lugar, ao lado de outros planetas fora do sistema solar, Gliese 667Cc, Kepler-22b, HD85512, e Gliese 581d. Constituem os cinco objectos com mais interesse como exoplanetas semelhantes à Terra, dois dos quais orbitando a mesma estrela, Gliese 581.
Logo após o anúncio da sua descoberta, em 29 de Setembro de 2010, surgiram dúvidas sobre a existência de Gliese 581g. A equipa que o descobriu fez uma análise mais aprofundada do sistema de Gliese para confirmar a presença do exoplaneta.
Os novos dados apontam para a confirmação de Gliese 581g como o planeta semelhante à Terra com melhores condições para ser um planeta habitável. Provavelmente tem um raio não superior a 1,5 vezes o raio da Terra.
Situado quase no centro da zona habitável da sua estrela e recebendo quase o mesmo fluxo de luz que a Terra recebe do Sol, ele é considerado o exoplaneta mais parecido com o nosso planeta, com um "Índice de Semelhança com a Terra" (Earth Similarity Index) de 0,92 (numa escala de 0 a 1), o que o coloca em primeiro lugar na lista do Catálogo de Planetas Habitáveis.

Comparação do tamanho relativo estimado das órbitas dos cinco exoplanetas à volta de Gliese 581. A área verde representa a zona de habitável, ou a região orbital onde um planeta de tamanho da Terra pode ter água líquida na sua superfície. Planetas e, b, e c são demasiado quentes para a água líquida e vida, mas g e d estão na zona habitável. Planeta g, especialmente, está no ponto certo, na parte central da zona verde, enquanto d está na margem da zona habitável, com mais frio. Este é o primeiro caso de um sistema estelar com dois potenciais exoplanetas habitáveis ​​que orbitam a mesma estrela - Crédito: PHL @ UPR Arecibo

Fonte: Comunicado da Universidade de Porto Rico, em Arecibo

Sem comentários: