segunda-feira, 9 de julho de 2012

Mais de 85% dos recifes do Triângulo de Coral estão ameaçados pelo homem

No Triângulo de Coral, na Ásia, 85% dos recifes estão ameaçados pela acção do homem - Fonte: wikipédia

Um relatório divulgado esta segunda-feira (9 de Junho) revela que mais de 85% dos recifes do Triângulo de Coral, na Ásia, estão directamente ameaçados pelas actividades humanas, como a pesca em excesso, a pesca destrutiva, a poluição e desenvolvimento costeiro.
Mas, estas ameaças combinadas com o branqueamento dos corais, provocado pelo aumento das temperaturas dos oceanos, fazem elevar a percentagem de recifes ameaçados para 90%, que é um valor bastante maior que a média global de 60%, como refere o documento lançado no XII Simpósio Internacional sobre Recifes de Coral que decorre em Cairns, na Austrália, até sexta-feira.
O Triângulo de Coral abrange 5,7 milhões de quilómetros quadrados que são partilhados por seis países, Filipinas, Malásia, Indonésia, Timor-Leste, Papua-Nova Guiné e Ilhas Salomão. Contém cerca de 30% dos recifes de coral existentes no mundo, dando abrigo a mais de 3000 espécies de peixes. De acordo com o relatório, mais de 130 milhões de pessoas que vivem na região dependem dos ecossistemas dos recifes, nomeadamente para alimentação, emprego e receitas do turismo.
O relatório "Reefs at Risk Revisited in the Coral Triangle" (“Recifes em risco revisitados no Triângulo de Coral”) foi elaborado pelo Instituto Mundial de Recursos, em colaboração com organizações ambientais, como o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), vai ser usado pelos seis países para ajudar a desenvolver a sua gestão dos recifes.
O  XII Simpósio Internacional sobre Recifes de Coral decorre na Austrália, até sexta-feira. O evento, que se realiza de quatro em quatro anos, tem a participação de cerca de 2500 especialistas de 80 países, entre os quais Portugal, Espanha, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Panamá e Venezuela.
Os cientistas reunidos pediram medidas urgentes contra os danos causados aos ecossistemas de corais de todo o mundo, nomeadamente por causa do aumento de temperatura e acidificação dos oceanos, a pesca não sustentada e poluição.

Os recifes de corais (a vermelho) são ecossistemas importantes de valor ecológico, económico e cultural e estão em declínio em todo o mundo devido às actividades humanas - Fonte: wikipédia

Assim pediram "aos Governos para assegurar o futuro dos recifes de corais através de acções globais para reduzir as emissões de CO2 e outros gases poluentes e melhores medidas de protecção a nível local", segundo a Declaração de Consenso sobre Mudança Climática e Recifes de Corais, um documento apresentado no início do Simpósio.
Pode conhecer melhor esta região e a sua importância vital, no vídeo da WWF, "Triângulo de Coral, infantário dos oceanos".
Fonte: diáriodigital

Sem comentários: