terça-feira, 24 de julho de 2012

Morreu Sally Ride, a primeira mulher americana a ir ao espaço

Sally Ride no vaivém espacial Challenger, durante a sua primeira missão STS-7 no espaço, em 1983 - Fonte: wikipédia

Sally Ride, a primeira mulher americana a viajar no espaço, morreu com 61 anos, nesta segunda-feira (23 de Julho) devido a um cancro no pâncreas, anunciou a sua fundação, Sally Ride Science.
Com 32 anos, ela fez a sua primeira missão espacial STS-7, no vaivém espacial Challenger, em Junho de 1983, tornando-se a primeira mulher norte-americana e também a pessoa mais nova de sempre nos EUA a viajar para o espaço. Nesta missão, também foi a primeira a usar o conhecido braço robotizado dos vaivéns para movimentar um satélite.
"O voo histórico de Sally para o espaço captou a imaginação da nação e fez dela um nome familiar," diz um comunicado da Sally Ride Science.
Doutorada em Física pela Universidade de Stanford, Sally Ride foi a terceira mulher a viajar ao espaço, seguindo as cosmonautas soviéticas Valentina Tereshkova, em 1963, e Svetlana Savitskaya, em 1982. Entrou para o programa espacial da NASA em 1978.
Sally Ride voou uma segunda vez para o espaço a bordo do Challenger, em 1984, na sua missão STS 41-G. Passou um total de 343 horas no espaço.
A antiga astronauta também participou em dois momentos decisivos na história da NASA, colaborando na investigação dos acidentes que envolveram os vaivéns Challenger e Columbia, em 1986 2 2003, respectivamente.
Depois de deixar a NASA, em 1987, tornou-se professora de Física da Universidade da Califórnia, San Diego. Defensora da educação científica, fundou Sally Ride Science, que criou programas de ciência e publicações para jovens estudantes, em 2001, prosseguindo o seu objectivo de motivar, principalmente raparigas, a seguir carreiras em matemática, ciência e tecnologia. Além disso, também escreveu vários livros para crianças sobre exploração espacial.
Fonte: NASA

Sem comentários: