sábado, 7 de julho de 2012

Panorama de Marte

Panorama de Marte captado pelo robô Opportunity, no local onde passou o último inverno marciano - Crédito: NASA / JPL-Caltech / Cornell / Arizona State Univ

Panorama circular completo captado pela câmara panorâmica (Pancam) do robô Opportunity, em Marte. Mostra a paisagem avermelhada que rodeava o robô, enquanto ele esteve estacionado nos quatro meses de trabalho durante o último inverno marciano.
O cenário foi gravado com a câmara a cor montada no mastro do robô, revelando os próprios painés solares e outras estruturas, em primeiro plano, onde a poeira se acumulou durante a sua estadia em Marte, desde Janeiro de 2004.
Esta imagem panorâmica de Marte, lançada esta semana, celebra dois marcos importantes para a NASA: o 3000 dia marciano do Opportunity, em 2 de Julho, e os 15 anos de presença robótica contínua da agência espacial americana em Marte. A missão Mars Pathfinder pousou em 4 de Julho de 1997.
O robô Opportunity passou o inverno na encosta de um afloramento voltada a norte, "Greeley Haven", relativamente perto da borda ocidental da cratera Endeavour, de modo a que os seus painés solares pudéssem receber o Sol baixo no céu do norte, durante o inverno do hemisfério sul. O nome do afloramento homenageia Ronald Greeley (1939-2011), membro da missão e professor de ciência planetária na Universidade do Estado de Arizona.
As 817 imagens usadas para construir o panorama foram obtidas entre o dia marciano 2811, ou Sol, da missão na superfície de Marte (21 de Dezembro de 2011) e Sol 2947 (8 de Maio de 2012). O Norte está no centro da imagem e o Sul em ambas as extremidades.
No extremo esquerdo junto ao horizonte fica "Rich Morris Hill", um afloramento assim chamado em memória de John R. "Rich" Morris (1973-2011), membro da equipa do robô e da missão no Jet Propulsion Laboratory da NASA, Pasadena.
No lado esquerdo pode ver-se marcado no solo o trajecto do Opportunity, vindo do sul, nas voltas e manobras que fez para se posicionar no local. Em algumas partes ficaram expostos solos mais escuros.
Na metade direita da imagem, logo abaixo do horizonte, vê-se o interior da cratera Endeavour, resultante de um impacto há muitos milhões de anos, que se estende por 22 Km de diâmetro.
Fonte: NASA

Sem comentários: