sexta-feira, 6 de julho de 2012

Pernas robóticas imitam a marcha humano


Uma equipa de cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, construiu um par de pernas robóticas que imitam, quase de forma real, o caminhar humano.
O estudo científico está publicado num artigo da revista Journal of Neural Engineering. Segundo os autores, esta invenção pode ajudar a compreender como é que os bebés aprendem a andar e como se poderá tratar pessoas com lesões na espinal medula.
Uma parte essencial da marcha humana é o gerador padrão central (GPC), uma rede neural na região lombar da espinal medula que gera o ritmo da caminhada, através de sinais musculares rítmicos, que controla com informações recolhidas por interacção do corpo com o ambiente, por exemplo, quando o pé atinge o chão. Isto permite que as pessoas consigam caminhar sem pensar nisso.
O robô construído por Theresa Klein e Anthony Lewis tem uma forma simples deste GPC. Imita os neurónios que produzem o ritmo da caminhada e tem vários sensores que determinam a força que as pernas têm de fazer quando atingem uma superfície.
Os cientistas definem o projecto como um "neurorobô" eficaz para a investigação de quaisquer processos fisiológicos relacionados com a forma de caminhar do ser humano.
Fonte: Publicopt e Comunicado do IOP Institute of Physics

Sem comentários: