segunda-feira, 16 de julho de 2012

Urso-de-óculos, característico da América do Sul, corre perigo

O urso-andino ou urso-de-óculos está classificado como espécie vulnerável pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) - Fonte: wikipédia

O urso-andino (Tremarctos ornatus) é o único urso característico da América do Sul e é considerado uma espécie vulnerável, a mais ameaçada da família dos ursídeos, exceptuando o seu parente próximo, o panda gigante da China, em pior situação.
Os ursos-andinos são pretos com manchas brancas. Os machos podem pesar até 200 kg e as fêmeas são menores. Também são conhecidos como ursos-de-óculos porque alguns possuem manchas brancas à volta dos olhos. Vivem nas florestas, nomeadamente florestas tropicais, mas adaptam-se bem a diferentes ecossistemas.
A expansão agrícola tem destruído o habitat deste urso, o que o aproximou mais dos humanos. Como consequência, ele é perseguido e caçado pelos camponeses para defender o gado que ele, por vezes, ataca por falta de outra fonte de alimento, sobretudo na Colômbia e no Equador.
Estima-se que possam existir entre 20 mil e 25 mil ursos-andinos na Cordilheira dos Andes, distribuídos pela Venezuela, Colômbia, Perú, Bolívia, Argentina e Equador.
Via ÚltimoSegundo

1 comentário:

Anónimo disse...

A anos atras uns 20 anos atras um fazendeiro da regiao de MT foi a bolivia e se apaixonou pelos ursos andinos.. ele passou a estudalos durante uns 3 anos e nesse periodo ele adquiriu 7 exemplares 5 femeas e 2 machos de forma inrregular logico, e os trouxe para o Brasil - MT, e soltou os sete hem sua propriedade rural de 3000 e poucos hacres numa regiao de muita mata e serras cortados de varias nascentes e corregos, monitorou por um tempo e segundo ele os exemplares se adptaram bem e inclusive se reproduziram depois de 3 anos neste novo habitar.... como anda a essa pequena populaçao introduzida de forma inrregular e inrresponsavel, hoje nao se sabe dizer mas com grandes caminhadas e varios dias na mata dessa regiao é possivel avistar vestigios dos ursos introduzidos e com muita sorte avistar um Urso Andino...