sábado, 18 de agosto de 2012

A primeira "Rock Star" do robô Curiosity

Rocha marciana que, este fim-de-semana, será a primeira a ser pulverizada pelo laser do Curiosity, muma prova de teste do funcionamento de instrumento científico ChemCam - Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS/LANL

A imagem mostra uma ampliação da pequena rocha marciana que se tornou famosa nos últimos dias por ser o primeiro alvo do laser do robô Curiosity. A rocha tem 7,6 centímetros de largura e encontra-se a 2,7 metros à direita do robô, dentro do alcance da radiação destruidora (7,6 metros).
Este fim-de-semana, os cientistas tencionam fazer explodir a rocha N165 apontando e disparando, pela primeira vez, o potente laser que faz parte do instrumento ChemCam (Química e Câmara), um dos dez instrumentos científicos que o laboratório espacial itinerante Curiosity transporta. A rocha vaporiza e o instrumento analisa o gás brilhante resultante, utilizando um telescópio e identificando os elementos químicos do alvo.
Esta imagem faz pare de um mosaico maior, obtido com imagens da câmara do mastro do robô tiradas em 8 de Agosto PDT (9 de agosto EDT).
Fonte: NASA

Sem comentários: