quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Blocos constituintes da vida são descobertos em redor de uma estrela jovem

Imagem da região de formação estelar Rho Ophiuchi, vista em infravermelho pelo observatóerio da NASA, Wide-field Infrared Explorer (WISE) . A estrela IRAS 16293-2422 é o objecto vermelho no centro do pequeno quadrado. A imagem sobreposta é uma ilustração das moléculas de glicoaldeído. Nesta imagem do WISE, o azul e o ciano representam a radiação emitida nos comprimentos de onda de 3.4 e 4.6 micrómetros, emitidos predominantemente por estrelas. O verde e o vermelho representam a radiação a 12 e 22 micrómetros, respectivamente, principalmente emitida pela poeira - Crédito: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/L. Calçada (ESO) & NASA/JPL-Caltech/WISE Team

Astrónomos descobriram moléculas de açúcar no gás que rodeia uma estrela jovem semelhante ao nosso Sol. É a primeira vez que é descoberto açúcar no espaço em torno de uma tal estrela, o que mostra que os blocos constituintes da vida se encontram no local mais adequado e a tempo de serem incluídos em planetas que se estejam a formar à volta da estrela.
Utilizando o telescópio ALMA, os astrónomos descobriram moléculas de glicoaldeído - uma forma simples de açúcar - no gás que circunda uma estrela binária jovem, com massa semelhante ao Sol, chamada IRAS 16293-2422, na constelação de Ofiúco.
O glicoaldeído já tinha sido observado anteriormente no espaço interestelar, mas esta é a primeira vez que é descoberto tão perto de uma estrela do tipo solar, a distâncias comparáveis à distância de Urano ao Sol, no Sistema Solar. Esta descoberta mostra que alguns dos componentes químicos necessários à vida existiam neste sistema na altura da formação planetária.
A estrela IRAS 16293-2422 está situada a cerca de 400 anos-luz de distância, relativamente próximo da Terra, o que a torna um excelente alvo para os astrónomos que estudam as moléculas e a química em torno de estrelas jovens.
Para Jes Jørgensen (Instituto Niels Bohr, Dinamarca), e principal autor do artigo científico que descreve estes resultados, publicado na revista Astrophysical Journal Letters, "esta molécula é um dos ingredientes na formação do RNA, que - tal como o DNA, ao qual está ligado - é um dos blocos constituintes da vida."

Ilustração das moléculas de glicoaldeído, mostrando a estrutura molecular deste composto (C2H4O2). Os átomos de carbono estão representados a cinzento, os de oxigénio a vermelho e os de hidrogénio a branco - Crédito: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/L. Calçada (ESO)

As nuvens de gás e poeira que colapsam para formar novas estrelas são extremamente frias e muitos gases solidificam, sob a forma de gelo, sobre as partículas de poeira, onde seguidamente se juntam para formar moléculas mais complexas. Quando uma estrela se forma no meio de uma nuvem de gás e poeira em rotação, ela aquece as regiões internas da nuvem para cerca de uma temperatura ambiente, evaporando as moléculas quimicamente complexas e formando gases que emitem uma radiação característica em ondas rádio, e que pode ser detectada com a ajuda de potentes rádio telescópios, como o ALMA.
Fonte: ESO

Sem comentários: