segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Tempestade Isaac chega ao Golfo do México sete anos depois do furacão Katrina

Tempestade tropical Isaac, observada pelo satélite Aqua da NASA, em 26 de Agosto de 2012 - Crédito: NASA Goddard MODIS Rapid Response Team

Nesta segunda-feira (27 de Agosto), Isaac era uma forte tempestade tropical, com ventos máximos de 100 quilómetros por hora. Deve tornar-se furacão, dentro de um ou dois dias, sobre as águas quentes do Golfo do México. Quando os seus ventos máximos atingirem os 119 quilómetros por hora, será classificada como furacão de categoria um.
Isaac apresenta um diâmetro de nuvens superior a 700 Km, enquanto os seus ventos tropicais se estendem até 390 Km do centro.
Actualmente, a tempestade tropical Isaac está localizada a cerca de 500 Km a sudeste da foz do rio Mississippi. O Centro Nacional de Furacões espera que Isaac possa passar a leste do Golfo do México depois de hoje, 27 de Agosto, e se aproximar do norte da costa do Golfo, que vai desde a Louisiana ao noroeste da Flórida.

Os governadores dos Estados americanos do Alabama, Louisiana e Mississippi declararam estado de emergência, no momento em que entrou em vigor um alerta de furacão para a região. A área inclui Nova Orleans, cidade que foi devastada pelo furacão Katrina em 29 de Agosto de 2005, com mais de 1,8 mil mortos e muitos milhões de dólares de prejuízo ao longo da costa. Esta coincidência de datas deixa toda a gente em estado de alerta.
Entretanto, o presidente Obama declarou o estado de emergência em Louisiana, nesta segunda-feira, perante a chegada da tempestade Isaac, que ameaça a costa desse Estado no sul do país, atingido em 2005 pelo devastador furacão Katrina. A declaração permite mobilizar os recursos federais para que sejam utilizados na ajuda às autoridades. locais.
Fonte: NASA

Link relacionado:
Obama declara estado de emergência em Louisiana por tempestade tropical Isaac

Sem comentários: