sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Tempestade tropical Isaac no Oceano Atlântico

Tempestade tropical Isaac observada do espaço, através de satélites, em 24 de Agosto de 2012, enquanto se move através do Mar das Caraíbas - Crédito: NASA Goddard MODIS Rapid Response Team

Em 24 de Agosto de 2012, o satélite Aqua, da NASA, captou uma imagem da tempestade tropical Isaac, enquanto se movia no Mar das Caraíbas Oriental. É bem visível a grande extensão da tempestade, com ventos estendendo-se 297,7 km a partir do centro, o que a torna numa tempestade com cerca de 595,5 Km de diâmetro.
Isaac tornou-se numa tempestade tropical no Atlântico central, em 21 de Agosto, deslocando-se para oeste em direcção às Caraíbas. Desde então, Isaac não tem alterado muito a sua intensidade, mas o Centro Nacional de Furacões do NOAA (NHC) (National Hurricane Center ) espera que atinja o status de furacão durante o fim-de-semana de Agosto 25-26 de 2012.
Nesta sexta-feira (24 de Agosto), o NHC emitiu alguns alertas e avisos para a área das Caraibas, nomeadamente Haiti, República Dominicana, Santiago de Cuba, Bahamas sudeste, etc, à medida que Isaac intensifica lentamente.
Pelas 2 horas pm EDT, os ventos máximos da tempestade tropical Isaac estavam perto de 95 kmh. Prevê-se que se torne mais forte, antes de atingir a costa de Hispaniola, esta noite, 24 de Agosto, de acordo com os meteorologistas NHC. Hispaniola é uma ilha que contém a República Dominicana e o Haiti.

Imagem em infravermelho da parte leste da tempestade tropical Isaac, em 24 de Agosto pelas 1:52 am EDT, captada pelo satélite Aqua da NASA. A roxo estão indicadas áreas com possibilidade de fortes trovoadas - Crédito: NASA JPL, Ed Olsen

Nesta altura, Isaac está localizado a cerca de 135 milhas (215 km) ao sul-sudeste de Port-au-Prince, no Haiti, movendo-se em direcção ao noroeste, a uma velocidade perto perto de 14 mph (22 kmh).
Isaac tem capacidade de provocar chuvas fortes na região, que deverão ser problemáticas em Hispaniola e Cuba. Os especialistas do NHC esperam totais de chuvas extremas entre 8 e 12 polegadas - uma polegada é equivalente a 2,54 centímetros - com totais isolados de 20 polegadas. São chuvas com potencial para provocar inundações repentinas e deslizamentos de terras.
Também são esperados na área ventos com força de tempestade tropical, ondas fortes e trovoadas, à medida que Isaac continua o seu percurso.
Mais informações e previsões na página Web do NHC.
Fonte: NASA

Sem comentários: