sábado, 4 de agosto de 2012

Tufões Saola e DAMREY provocaram destruição e morte no leste da Ásia

Tufões Saola e DAMREY causaram destruição e morte na leste da Ásia - Crédito: NASA/Earth Observatory/Jeff Schmaltz

A imagem do satélite Terra, da NASA, mostra dois tufões simultâneos sobre o Oceano Pacífico, em 1 de Agosto de 2012.  Saola estava a mover-se sobre Taiwan (Formosa), enquanto DAMREY atravessava o sul do Japão.
As duas fortes tempestades atingiram o sudeste da China, em 3 de Agosto, com poucas horas entre uma e outra, provocando a evacuação de centenas de milhares de pessoas das áreas costeiras.
Antes de atingir a China, a maior das duas tempestades, Saola, causou destruição generalizada nas Filipinas e Taiwan, onde milhares de pessoas tiveram que ser desalojadas e causando mais de 40 mortes e muitos feridos.
Uma das mortes foi filmada por uma câmera de circuito fechado em Taipei, capital de Taiwan. O vídeo da câmera mostra um homem desaparecendo por um buraco que se abriu no chão, após o colapso do subsolo com as fortes chuvas que cairam.
O Leste da Ásia já sofreu uma série de fortes tempestades nas últimas semanas. A temporada de tufões na região geralmente vai de Junho a Outubro, com uma média de 7 a 10 tempestades que atingem a costa chinesa. Geralmente, as tempestades formam-se na área entre o sul das Filipinas e do Japão, conhecida como "Tufão Alley".
Fonte: NASA/Earth Observatory

Sem comentários: