quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Vista panorâmica a 360 graus da cratera Gale de Marte

Panorama colorido a 360 graus da cratera Gale, obtido pelo Curiosity no local de pouso - Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS  (clicar na ligação para ampliar)

Este é o primeiro panorama a 360 ​​graus a cores do local de pouso, na cratera Gale, obtido pelo robô Curiosity, da NASA. O panorama foi feita a partir de versões miniatura das imagens captadas pela câmera do mastro.
Em primeiro plano, aparecem no solo várias manchas de cor cinza (à esquerda e direita da imagem). De acordo com os cientistas, estas áeas mostram os efeitos dos motores de foguete usados durante a descida do robô.
No mosaico panorama foram usadas 130 imagens captadas pela câmara do mastro, no final da tarde de 8 de agosto PDT (9 de agosto EDT). Durante o processamento, as imagens apresentadas foram clareadas. Marte só recebe metade da luz solar da Terra e esta imagem foi tirada já no final da tarde marciana.
 Curiosity também fez o seu auto-retrato, em estilo Picasso, a partir de imagens tiradas com as câmaras de navegação situadas no mastro. São fotos de 360º à volta do robô, enquanto a câmara aponta para baixo sobre o veículo, para cima e para a frente. As imagens são vistas aqui em projecção polar.


Auto-retrato do robô Curiosity no local de pouso - Crédito: NASA/JPL-Caltech

Sem comentários: