domingo, 16 de setembro de 2012

Proposta Lista Vermelha dos Ecossistemas Ameaçados

A Bacia do Mediterrâneo é uma das áreas mais ameaçadas do planeta. Povoada há mais de 8000 anos, é o lar de 22500 espécies de plantas, quatro vezes mais do que o resto da Europa, segundo a Conservation International. Metade não é encontrada em qualquer outra parte do mundo. O grande desenvolvimento turístico nas áreas costeiras à volta do Mar Mediterrâneo ameaça a flora nativa. A desflorestação, incêndios e pastoreio já destruiram a vegetação em 95% da bacia mediterrânica. Aqui também vivem o lince-ibérico e a foca-monge, o felino e a foca mais ameaçados do mundo, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Apenas cerca de 150 linces-ibéricos e 500 focas-monge sobrevivem em estado selvagem - Crédito: wikipédia

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) vai ter uma nova lista, a Lista Vermelha dos Ecossistemas, que mede o risco de um ecossistema entrar em colapso. A criação da lista recebeu o apoio durante o V Congresso Mundial de Conservação, realizado em Jeju, Coréia do Sul, esta semana.
Já é conhecida a Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas da IUCN, com critérios mundialmente aceites para avaliar o risco de extinção das espécies. A nova ferramenta de conservação avalia o estado dos ecossistemas, determinando se ele não corre perigo de colapso , ou se é vulnerável, está em perigo ou criticamente ameaçado, comparável a avaliar o estado de conservação para as espécies.
Segundo o IUCN, a nova Lista Vermelha dos Ecossistemas será aplicável a nível local, nacional, regional e global e irá ajudar a orientar os esforços de conservação, incluindo o planeamento do uso da terra e investimentos prioritários, através da avaliação dos riscos do ecossistema desaparecer. Estes riscos ajudam a identificar onde estão as principis ameaças e, depois, o que pode ser feito para preservar.
O lançamento oficial da Lista Vermelha dos Ecossistemas deverá acontecer no próximo ano. No entanto, a cobertura de todos os ecossistemas ameaçados só deverá ficar completa em 2025, de acordo com os responsáveis.
Mais informações no site da Lista Vermelha dos Ecossistemas da IUCN.
Fonte: OurAmazingPlanet

Sem comentários: