segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Tempestade tropical Nadine pode afectar os Açores ainda esta semana

Furacão Nadine (passou a tempestade tropical algum tempo depois) observado pela satélite Terra da NASA no Atlântico Central, em 16 de Setembro de 2012 - Crédito: NASA/Goddard/MODIS Rapid Response Team

A tempestade tropical Nadine, no Oceano Atlântico Central, vai provocar chuva e rajadas de vento nos Açores, ainda esta semana, sendo a segunda vez que as ilhas são afectadas por uma tempestade tropical nesta temporada.
Quando o satélite Terra da NASA observou a tempestade, em 16 de Setembro, Nadine era um furacão, o oitavo da temporada de 2012. Ele adquiriu a força de furacão sexta-feira (14 de Setembro), mas enfraqueceu passando a tempestade tropical, no domingo (16 de Setembro), depois de registada a imagem. A maior velocidade de Nadine como furacão foi de 130 Km/h.
Esta semana, Nadine vai continuar a mover-se para este e eventualmente para nordeste. Deverá manter as suas fortes características de tempestade tropical até meio da semana. Depois deve começar a enfraquecer e, entretanto, poderá influenciar os Açores no final da semana, provocando chuva intensa e ventos fortes. No mês passado, as ilhas açoreanas foram atingidas pela tempestade tropical Gordon.
Fonte: NASA

Sem comentários: