segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Fantasma cósmico de Halloween

Bolha gigante produzida pelos ventos da enorme estrela Wolf-Rayet HD 50896, a estrela rosa no centro da imagem. A bolha, conhecida como S 308, tem cerca de 60 anos-luz de diâmetro e está localizada a 5.000 anos-luz de distância, na constelação de Cão Maior - Crédito:ESA, J. Toala & M. Guerrero (IAA-CSIC), Y.-H. Chu & R. Gruendl (UIUC), S. Arthur (CRyA–UNAM), R. Smith (NOAO/CTIO), S. Snowden (NASA/GSFC) and G. Ramos-Larios (IAM) 

O rosto de um fantasma de Halloween brilha em raios X no espaço. É a bonita imagem de uma bolha produzida pelos ventos intensos de uma estrela massiva, obtida pelo telescópio XMM-Newton, da ESA.
A bolha, conhecida por S 308, está a 5.000 anos-luz da Terra, na constelação de Cão Maior, e parece ser a cara de um cão ou de um lobo.
De acordo com a ESA, a bolha estende-se por 60 anos-luz e resultou por acção do forte vento emitido pela estrela de Wolf-Rayet HD 50896, a estrela rosa perto do centro da imagem e que constitui o olho direito deste estranho rosto.
As bolhas Wolf-Rayet formam-se em estrelas quentes e massivas - com uma massa normalmente superior a 35 massas do nosso Sol - que expulsam grandes quantidades de matéria através de vento estelar muito intenso, constituindo uma corrente de plasma a milhões de graus centígrados que emite raios X, representados a azul na imagem.
Ao interactuar com os potentes ventos estelares, o material que rodeia a estrela brilha em tons avermelhados, como se nota na "bochecha" deste rosto.
O halo verde resulta da colisão entre a onda de choque que sai da estrela com as camadas de matéria ejectadas anteriormente.
O fantasma cósmico também tem uma "orelha" na parte superior esquerda, uma área que brilha com emissão de raios X. O "focinho" está mais em baixo à direita, uma região mais densa.
No entanto, esta bolha e a estrela têm os dias contados. Em breve a bolha vai rebentar e dispersar-se pelo espaço envolvente, enquanto a estrela chega ao fim numa explosão de supernova.
Fonte: ESA

Sem comentários: