segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Marte em quarto crescente

Marte em quarto crescente, captado pela sonda Rosetta, da ESA, em Fevereiro de 2007 - Crédito: ESA / MPS / UPD / LAM / IAA / RSSD / INTA / UPM / DASP / IDA / processed by E. Lakdawalla

Curiosa imagem de Marte em quarto crescente (branco), uma fatia fina iluminada do planeta vermelho, captada pela sonda Rosetta, da Agência espacial Europeia (ESA), durante a sua aproximação ao planeta, em Fevereiro de 2007.
Durante a exploração do Sistema Solar, vários planetas e as suas luas já foram fotografados em quarto crescente, mas é a primeira vez que Marte é observado nesta fase.
A sonda Rosetta aproximou-se de Marte, durante a segunda de um total de quatro manobras que ela teve de fazer para seguir a sua longa viagem e atingir o cometa Churyumov-Gerasimenko, com chegada prevista no verão de 2014. As restantes três manobras realizaram-se à volta do nosso planeta.
A imagem mostra, na posição de 11 horas, uma luminescência nocturna na atmosfera do planeta, produzida por uma ténue emissão de luz a partir das camadas mais altas da atmosfera
Os halos difusos vermelho e azul resultam da reflexão da luz nos componentes internos ópticos da câmara.
Actualmente, Rosetta dirige-se para o seu destino em modo de hibernação. Será despertada em 20 de Janeiro de 2014, para encontrar-se com o cometa Churyumov-Gerasimenko no espaço profundo, quatro meses mais tarde.
Rosetta será a primeira missão a orbitar um cometa e a colocar uma sonda na sua superfície, se tudo correr como planificado. Ela também vai acompanhar o cometa na sua viagem até ao interior do Sistema Solar, analisando as alterações que possam acontecer na sua aproximação ao Sol.
Supõe-se que os cometas têm origem no Sistema Solar primitivo. O seu estudo pode contribuir para uma melhar comtreensão da evolução do universo.
Fonte: ESA

Sem comentários: