segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Visão nocturna do Furacão Sandy

Visão nocturna do furacão Sandy, adquirida pelo satélite Suomi NPP, em 28/29 de Outubro de 2012. São visíveis algumas luzes de cidades na Flórida e Geórgia, no meio das nuvens. CRÉDITO: NASA / Suomi NPP - VIIRS / Michael Carlowicz

Durante a noite de 28 de Outubro de 2012, o satélite Suomi NPP, da NASA, captou uma imagem do furacão Sandy, quando o topo das suas nuvens estava iluminado pelo Lua quase na sua fase Cheia (Lua Cheia em 29 de Outubro).
Suomi NPP foi lançado há cerca de um ano e visualizou a tempestade com uma "banda dia-noite" especial, que detecta a luz numa faixa de comprimentos de onda de verde para infravermelho próximo, podendo observar auroras, aeroluminescência, chamas de gás, luzes de cidades, incêndios, e o luar reflectido, como no caso de Sandy.
Nesta segunda-feira (29 de Outubro) o Nordeste dos Estados Unidos, onde vivem mais de 50 milhões de pessoas, está semiparalisado, devido à aproximação do furação de categoria 1 Sandy, que deve atingir terra firme nas próximas horas, perto de Nova Jersey.
De acordo com os meteorologistas, ondas gigantes e marés altas, combinadas com chuvas torrenciais, podem causar inundações, constituindo a grande preocupação da cidade de Nova York.
O Centro Nacional de Furacões prevê que a água pode subir entre 1,8 metros e 3,4 metros nas zonas costeiras de Nova Iorque e New Jersey.
Para mais informações Publico.pt

Sem comentários: