quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Elefante asiático consegue imitar a voz dos seus treinadores

 

Koshik, um elefante do zoológico Everland, na Coreia do Sul, é capaz de imitar a fala humana, repetindo palavras em coreano, como "senta", não", "deita" e "bom". Para isso, ele criou a sua própria técnica, colocando a tromba na boca para pronunciar as palavras.
Usando a tromba, o elefante consegue imitar o tom e o timbre da fala humana, o que permite que ele seja perfeitamente compreendido por coreanos. Koshik imita "com precisão" o tom de voz dos seus treinadores.
Pesquisadores ainda não sabem explicar por que os sons de Koshik são tão parecidos com a fala humana, mas acreditam que esta habilidade esteja relacionada com o fato de ele ter vivido sozinho no zoológico, sem a presença de outros elefantes.
De acordo com Daniel Mietchen, do Samsung Everland Zoo e um dos autores do estudo publicado nesta quinta-feira (1 de Novembro) no periódico científico Current Biology, “ele viveu sozinho durante muitos anos e acreditamos que pelo fato dos elefantes serem animais altamente sociais, ele aparentemente encontrou uma maneira de ter alguma forma de vida social”.
O mesmo periódico publicou, na semana passada, um estudo sobre uma baleia branca (NOC) que conseguia imitar o som da fala humana.
Os cientistas dizem que compreender como e por que alguns animais produzem sons poderia ajudar a compreender como evoluiu a fala. Um número variado mas limitado de espécies é capaz de ouvir um som, copiá-lo e, em seguida, reproduzi-lo. Compreender essas imitações vocais poderia ajudar a fornecer pistas sobre os blocos de construção da linguagem.
Fonte: ÚltimoSegundo e BBC

Sem comentários: