sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Saturno - postal de Natal da sonda Cassini

Saturno captado pela sonda Cassini situada na sombra do planeta dos anéis, em 17 de Outubro de 2012 - Crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute

Espectacular vista de Saturno, obtida pela sonda Cassini nesta época natalícia, quando a nave se encontrava na sombra do planeta, em 17 de Outubro de 2012 (o sol está por trás do planeta, que está a proteger as câmaras da luz solar directa).
É uma bela e rara visão do planeta dos anéis. Cassini captou uma imagem como esta em Setembro de 2006, num mosaico processado para se parecer com a cor natural, intitulado "Na Sombra de Saturno." Nesse mosaico, o planeta Terra tem uma participação especial, fazendo "Na Sombra de Saturno", uma das imagens mais populares da Cassini até ao momento. A Terra não aparece neste mosaico pois está escondida atrás do planeta.
Nesta nova imagem aparecem duas das luas de Saturno: Enceladus e Tétis. Ambas aparecem no lado esquerdo do planeta, abaixo dos anéis. Enceladus está mais próximo dos anéis; Tétis está abaixo e para a esquerda.
A imagem foi obtida combinando filtros espectrais infravermelho, vermelho e violeta para criar essa visão aprimorada de cor, com a sonda Cassini a uma distância de 800000 Km de Saturno.
Fonte: NASA

Sem comentários: