quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Esta noite há chuva de estrelas

Observar a Nordeste (depois da meia-noite)

Esta noite há chuva de estrelas. A chuva de meteoros Quadrântidas poderá ser vista no hemisfério norte, e é uma das mais poderosas do universo.
O pico dos meteoros será esta noite, de 3 para 4 de Janeiro, sobretudo a partir da meia-noite (entre a 0 e as 3 horas). O espectáculo pode ser fantástico se o tempo permitir. No entanto a Lua, em quarto minguante, vai diminuir a visibilidade.
O pico das Quadrântidas é realmente o único momento de vê-los, porque a taxa de meteoros que atingem a atmosfera da Terra diminui rapidamente, contrariamente ao que acontece com outras chuvas de estrelas cadentes, como as Geminideas e as Perseidas.
De acordo com os cientistas da NASA, a melhor maneira de observar os meteoros não é olhar para o ponto do céu onde eles parecem nascer, a sua radiante. Olhar para cima - num local longe de poluição luminosa - é o melhor método para ver qualquer meteoro ou bolas de fogo durante a noite. Mas não se esqueça que primeiro tem de adaptar os seus olhos à escuridão durante alguns minutos.

Sem comentários: