quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Vemos as estrelas no céu, mas também existem biliões de planetas, dizem os cientistas

Uma nova análise de dados da missão Kepler, da NASA, encontrou evidências de pelo menos 100 biliões de planetas na nossa galáxia (Ilustração) - Crédito: NASA / JPL-Caltech

Há muito que vemos as estrelas no céu nocturno, mas agora os astrónomos dizem que o céu também está cheio de planetas.
Um novo estudo baseado em dados da missão Kepler, da NASA, encontrou evidências de biliões de planetas no céu da nossa galáxia, pelo menos 100 biliões.
A análise dos dados foi realizada por uma equipa de astrónomos do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, que fornece ainda mais provas de que os sistemas planetários são a norma cósmica. Os cientistas fizeram a sua estimativa ao analisar planetas que orbitam uma estrela chamada Kepler-32 - cinco planetas. Segundo eles, estes planetas são representativos da grande maioria dos planetas na nossa galáxia e, assim, podem servir como um estudo de caso perfeito para compreender como se forma a maioria destes mundos.
"Há pelo menos 100 biliões de planetas, apenas na nossa galáxia", diz John Johnson, professor assistente de astronomia planetária no Caltech e co-autor do estudo, que foi recentemente aceito para publicação no Astrophysical Journal.
Mais informações em NASA

Sem comentários: