sábado, 19 de janeiro de 2013

NASA envia Mona Lisa para a Lua com Laser

Cientistas da NASA transmitiram uma imagem da Mona Lisa, desde a Terra até à sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), em órbita da Lua, aproveitando impulsos de laser que rastreiam a nave espacial normalmente - Crédito imagem: wikipédia

Cientistas da NASA usaram um laser e transmitiram, a partir da Terra, uma imagem da famosa pintura de Leonardo da Vinci, a Mona Lisa, para a nave espacial Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), a orbitar a Lua desde 2009. É a primeira vez que se consegue uma forma de comunicação a laser com um satélite em órbita lunar.
O sinal laser foi disparado de uma instalação, em Maryland (USA), e a Mona Lisa sorriu para a Lua ao ser recebida a 384400 km de distância pela nave LRO, através do seu instrumento científico Lunar Orbiter Laser Altimeter (LOLA).
De acordo com os cientistas da NASA, esta transmissão da Mona Lisa é um grande avanço na comunicação a laser para naves interplanetárias. (ver vídeo da transmissão)
"Esta é a primeira vez que alguém conseguiu uma forma de comunicação a laser em distâncias planetários," diz o investigador principal de Lola, David Smith, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. "No futuro próximo, este tipo de comunicação a laser simples pode servir como um backup para a comunicação de rádio que os satélites usam. Num futuro mais distante, pode permitir a comunicação com taxas de dados mais altas que as actuais ligações de rádio podem oferecer".
Normalmente, os satélites que vão além da órbita da Terra usam ondas de rádio para monitoramento e comunicação. LRO é o único satélite em órbita, em torno de um corpo que não a Terra, que pode ser rastreado por laser também. Ele pode receber sinais laser com o seu instrumento LOLA, por isso foi escolhido para uma demonstração de comunicação a laser com um satélite distante.
A imagem digital de Mona Lisa foi dividida numa matriz de 152 píxeis por 200 píxeis, sendo cada pixel transmitido por um pulso de laser. A imagem completa foi transmitida a uma taxa de dados de cerca de 300 bits por segundo.
Para limpar os erros de transmissão introduzidas pela atmosfera da Terra (à esquerda), os cientistas aplicaram um programa corrector de erros, Reed-Solomon, (direita), que é usado vulgarmente em CDs e DVDs. Erros típicos incluem pixeis em falta (branco) e sinais falsos (preto). A risca branca indica um breve período em que a transmissão foi interrompida. Crédito: Xiaoli Sol, NASA Goddard 

Os pulsos de laser foram recebidos pela sonda orbital lunar, que reconstruiu a imagem e corrigiu os erros de transmissão criados pela atmosfera terrestre à passagem dos sinais laser. Seguidamente, a sonda enviou a imagem de volta para a Terra, usando ondas de rádio (a sua forma normal de comunicação), um resultado evidente do sucesso da transmissão com o laser.
Fonte: NASA

Sem comentários: