quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ONU lança campanha contra o desperdício de alimentos

As Nações Unidas lançaram esta terça-feira (22 de Janeiro) uma campanha global para "reduzir drasticamente os 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos perdidos ou desperdiçados a cada ano, e ajudar a criar um "futuro sustentável" para todos.
Com o tema “Pensar. Comer. Preservar. Diga não ao desperdício”, a campanha é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP, na sigla em inglês) e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Um estudo recente revelou que cerca de um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo se perde ou é desperdiçado, durante os processos de produção e sistemas de consumo.
Muitos dos alimentos vão parar ao lixo ainda em boas condições para consumo, e poderiam alimentar milhões de pessoas com fome no mundo. Além disso, resíduos alimentares em decomposição no solo, desprovidos de luz e ar, produzem gás metano, contribuindo para o aquecimento global.
"Num mundo com uma população de 7000 milhões de pessoas, e que deve atingir os 9000 milhões até 2050, desperdiçar alimentos não faz sentido, seja do ponto de vista económico, ambiental ou ético", afirma o Director Executivo da UNEP, Achim Steiner.
A campanha incluirá diversas iniciativas em todo o mundo, partilhadas através do portal online www.thinkeatsave.org, que fornece, também, dicas para incentivar a produção e o consumo sustentáveis - será possível alimentar mais pessoas, reduz-se o impacto ambiental e poupa-se dinheiro.
Para Janez Potočnik, Comissário Europeu para o Ambiente, "menos resíduos de alimentos levaria a uma utilização mais eficiente do solo, uma melhor gestão dos recursos hídricos, um uso mais sustentável do fósforo, o que teria um efeito muito positivo nas alterações climáticas".
Fonte: Campanha "Diga não ao desperdício" via Publico.pt

Sem comentários: