sábado, 5 de janeiro de 2013

Robô Curiosity encontra rocha tipo serpente ondulando na superfície de Marte

O robô Curiosity encontrou, no interior da cratera Gale de Marte, uma estrutura rochosa sinuosa "Snake River", no centro inferior da imagem - Crédito: NASA/JPL-Caltech

Na sua missão em Marte, o robô Curiosity fotografou a estrutura rochosa sinuosa como uma serpente que se pode ver no centro inferior do mosaico de imagens, denominada 'Snake River' ('rio serpente', tradução livre).
As imagens foram captadas em 20 de Dezembro de 2012, o 133º dia marciano (ou sol 133) de actividade do robô no planeta vermelho. Em 3 de Janeiro de 2013 (147º dia marciano), Curiosity deslocou-se cerca de 3 metros para olhar mais de perto esta estrutura ondulada, antes de continuar para outras rochas próximas. Ao todo, o robô já se movimentou cerca de 702 metros a partir do ponto em que poisou no planeta vermelho, no interior da cratera Gale.
O robô Curiosity encontra-se no interior de uma depressão, de nome Yellowknife Bay, onde ele passou o Natal e tirou algumas fotografias das rochas à sua volta. A equipa científica está a avaliar a possibilidade do Curiosity poder usar a sua broca, recolhendo o pó a partir do interior das rochas, para análise com os instrumentos científicos que transporta.
Fonte: NASA

Sem comentários: