quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Robô Opportunity chegou a Marte há 9 anos

O robô Opportunity passa o nono aniversário da aterragem em Marte, em 25 de Janeiro de 2004 (UTC), em missão num local de nome 'Matijevic Hill', na borda da cratera Endeavour. O campo de visão engloba a maior parte do terreno percorrido pelo robô durante uma volta de exploração, em Outubro e Novembro de 2012, para escolher os melhores locais a serem examinados. O afloramento escuro no centro esquerdo da imagem, chamado "Copper Cliff, e o afloramento claro no canto direito, de nome "Whitewater Lake", foram duas das estruturas investigadas na área - Crédito: NASA/JPL-Caltech/Arizona State Univ.

Apesar do robô Curiosity, da NASA, despertar mais atenção ultimamente, o veterano robô Opportunity continua a mover-se e a trabalhar na superfície de Marte, passados nove anos.
Para celebrar o 9º aniversário da chegada do Mars Exploration Rover Opportunity, da NASA, ao Planeta Vermelho, a equipa da missão científica divulgou uma imagem de 'Matijevic Hill', a área onde o robô se encontra em actividade, desde há alguns meses.
As imagens que compõem o mosaico foram captadas pela câmera panorâmica do Opportunity (Pancam), entre os dias 19 de Novembro e 3 de Dezembro de 2012. A visão é apresentado numa "cor natural" aproximada, a melhor estimativa como ela seria vista por olhos humanos, se lá estivessem.
Opportunity tocou o solo de Marte em 24 de Janeiro de 2004, PST (25 de Janeiro UTC), na região de Meridiani Planum, num local a cerca de 35,5 Km da localização actual.
Durante os primeiros três meses de trabalho, o robô forneceu para a Terra evidências de que há muito tempo a água existiu no solo e fluiu na superfície marciana. Actualmente está em "Matijevic Hill", uma área dentro do "Cabo York", na borda ocidental da cratera Endeavour, onde foram detectados minerais de argila, a partir de órbita.
O estudo neste local está a fornecer informação de condições ambientais diferentes, possivelmente um ambiente húmido mais antigo e menos ácido do que as condições que deixaram as pistas encontradas pelo Opportunity no início da missão em Marte.
Fonte: NASA

Sem comentários: