quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Cientistas da missão Kepler descobrem o menor exoplaneta conhecido, do tamanho da Lua

A ilustração compara os planetas do sistema Kepler-37 com a Lua e planetas do sistema solar - Crédito:NASA/Ames/JPL-Caltech

O sistema, chamado Kepler-37, está situado a cerca de 210 anos-luz da Terra, na constelação de Lyra. O menor dos seus planetas, Kepler-37b, é um pouco maior que a Lua e menor que Mercúrio, medindo cerca de um terço do tamanho da Terra. Kepler-37c, o segundo planeta, é um pouco menor do que Vénus, medindo quase três quartos do tamanho da Terra. Kepler-37d, o terceiro planeta e o mais distante, é o dobro do tamanho da Terra.
Os três planetas foram encontrados dentro ou perto da "zona habitável", a região de um sistema planetário onde a água líquida pode existir na superfície de um planeta em órbita.
Embora a estrela Kepler-37 possa ser semelhante ao Sol, o sistema é diferente do nosso sistema solar. Os astrónomos pensam que Kepler-37b não tem uma atmosfera e não pode suportar a vida como se conhece, mas é quase certamente rochoso.
Todos os planetas têm as suas órbitas a uma distância inferior à distância entre Mercúrio e o Sol, sugerindo que são mundos inóspitos muito quentes. Para os cientistas, a descoberta do minúsculo Kepler-37b sugere que tais planetas pequenos são comuns.
Fonte: NASA

Sem comentários: