quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Espectacular "chuva" em arco na atmosfera do Sol


Os eventos eruptivos do Sol podem ser muito variados. Alguns são apenas erupções solares, outros são acompanhados por uma ejecção adicional de material solar, chamada de ejecção de massa coronal (CME), e ainda outros por complexas estruturas móveis, em associação com mudanças nas linhas de campo magnético que formam arcos na atmosfera do Sol, a corona.
Em 19 de Julho de 2012, ocorreu uma erupção no Sol que produziu os três eventos. Uma erupção solar moderada explodiu na parte inferior direita do sol, produzindo luz e radiação. Seguidamente, formou-se uma CME, que foi projectada para o espaço. E em seguida, o Sol presenteou-nos com uma das suas deslumbrantes exibições magnéticas - um fenómeno conhecido como "chuva coronal".
Durante o dia seguinte, o plasma quente na corona arrefeceu e condensou ao longo dos fortes campos magnéticos na região. Os campos magnéticos, em si, são invisíveis, mas o plasma carregado é forçado a mover-se ao longo das linhas, mostrando-se muito brilhante no comprimento de onda ultravioleta extremo de 304 Angstroms, o que evidencia o material a uma temperatura de cerca de 50.000 Kelvin. Este plasma funciona como um marcador, ajudando os cientistas a observar a dança dos campos magnéticos no sol, delineando os campos à medida que cai lentamente de volta para a superfície solar.
O vídeo foi obtido com imagens do Observatório Solar Dinâmico, de modo que cada segundo corresponde a seis minutos de tempo real de observação.
Fonte: NASA

Sem comentários: