quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Explosão rara criou o buraco negro mais novo da Via Láctea

Remanescente de supernova W49B. Pode conter o mais novo buraco negro formado na nossa galáxia Via Láctea - Crédito:X-ray: NASA/CXC/MIT/L.Lopez et al.; Infrared: Palomar; Radio: NSF/NRAO/VLA

Novos dados do Observatório de Raios X Chandra sugerem que o remanescente de supernova altamente distorcido da imagem pode conter o buraco negro mais recente, formado na galáxia Via Láctea.
O remanescente, chamado W49B, tem cerca de mil anos de idade, quando visto da Terra, e está localizado a cerca de 26.000 anos-luz de distância. É o primeiro do seu tipo descoberto na galáxia.
Estes restos parecem resultar de uma explosão rara, em que a matéria é ejectada a velocidades mais elevadas ao longo dos pólos do que do equador de uma estrela em rotação.W49B tem mais forma de barrilque outros remanescentes.
As explosões de supernovas de estrelas massivas geralmente são simétricas, com o material estelar a ser projectado mais ou menos uniformemente em todas as direcções. Além disso, na maioria das vezes, deixam um núcleo denso que gira, uma estrela de neutrões. Mas, em W49B, os cientistas não encontraram qualquer evidência de uma estrela de neutrões. A sua falta implica que se deve ter formado um buraco negro no seu lugar.
Este deve ser o buraco negro mais jovem formado na Via Láctea, com uma idade de apenas cerca de mil anos, quando visto da Terra (ou seja, não incluindo o tempo de viagem da luz).

SS433 é um dos sistemas binários mais exóticos conhecidos. É constituído por uma estrela massiva, quente (à esquerda, na ilustração) que está bloqueada numa órbita comum com um objecto compacto, um buraco negro ou estrela de neutrões (à direita). A transferência de material da estrela massiva para o disco de acreção, à volta do objecto compacto, faz explodir dois jactos de gás ionizado em direcções opostas. O sistema binário completa uma órbita em cerca de 13 dias - Crédito: NASA 

Um exemplo bem conhecido de um remanescente de supernova na nossa galáxia é SS433 que, provavelmente, contém um buraco negro. Pensa-se que este resto pode ter uma idade compreendida entre 17.000 e 21.000 anos, quando visto da Terra, o que o torna muito mais velho que W49B.
Os novos resultados sobre W49B foram publicados no Astrophysical Journal, em 10 de Fevereiro de 2013.
Fonte: NASA

Sem comentários: