terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Robô Curiosity martelou uma rocha em Marte

Batendo com a broca de percussão e rotação do braço robótico, o robô Curiosity deixou a sua marca numa rocha de Marte, durante um teste realizado em 2 de Fevereiro de 2013. Os cientistas preparam a primeira perfuração de uma rocha pelo robô - Crédito: NASA / JPL-Caltech / MSSS 

O robô Curiosity usou o seu sistema de perfuração pela primeira vez numa rocha marciana. A ferramenta, uma broca situada na extremidade do braço, martelou brevemente, sem rotação, uma rocha da cratera Gale, baptizada de "John Klein", deixando uma cavidade cinzenta com cerca de 1,7 centímetros, e que se pode ver na imagem.
A operação fez parte de um teste, realizado em 2 de Fevereiro de 2013, como preparação para a primeira perfuração de uma rocha, onde o robô usará a sua broca pela primeira vez. Os cientistas pretendem determinar se a rocha é a mais adequada para a experiência, assim como avaliar o comportamento da ferramenta robótica (a forma da ponta da broca  de perfuração pode ser vista aqui).
Outros testes serão realizados fazendo uma perfuração completa - utilizando o sistema de rotação da broca como também o de percussão - antes de ser retirada uma amostra de pó, para ser levada e analisada nos laboratórios a bordo do robô. Isto irá permitir uma avaliação do material, tentando descobrir se ele se comporta como um pó seco, que possa ser processado pelos mecanismos de manipulação de amostras do Mars rover Curiosity.
Mais informações sobre a missão Curiosity na sua página Web.
Fonte: NASA

Sem comentários: