terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Seres humanos vêem e ouvem em estéreo, mas a toupeira oriental também cheira em estéreo

A toupeira oriental (Scalopus aquaticus) é capaz de usar o olfacto em estéreo para localizar as presas - Crédito: wikipédia

Os seres humanos vêem e ouvem em estéreo. O mesmo acontece com a maioria dos outros mamíferos. No entanto, as opiniões científicas não são unânimes quanto à possibilidade de também poderem usar o olfacto em estéreo.
Um novo estudo, publicado na revista 'Nature Communications', mostra que a toupeira-oriental (Scalopus aquaticus), encontrada nos Estados Unidos, Canadá e México, é capaz de cheirar em estéreo para localizar as presas (identifica de que lado vem o odor).
"O facto das toupeiras utilizarem sinais de odores em estéreo para localizar os alimentos sugere que outros mamíferos, que dependem em grande medida do sentido do olfacto, como os cães e os porcos, também podem ter esta capacidade", afirmou Kenneth Catania, professor de Ciências Biológicas da Universidade de Vanderbilt, em Nashville, no Tennesse (Estados Unidos), que dirigiu a investigação.
O professor Catania também participou na investigação sobre o olfacto da toupeira-de-nariz-estrelado, que tem um conjunto de tentáculos que rodeia o nariz, o que o torna um dos mais sensíveis do reino animal.
Relativamente aos seres humanos, o professor considera que "estes estudos sugerem que só um odor suficientemente forte para irritar a mucosa das fossas nasais faz que os seres humanos possam dizer que lado está mais fortemente estimulado".
Fonte: Europapress

Sem comentários: