quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Telescópios da NASA descobrem clarões luminosos numa misteriosa protoestrela binária


O vídeo, obtido a partir de uma sequência de imagens do Telescópio Espacial Hubble, mostra uma protoestrela misteriosa que se comporta como uma luz intermitente. A cada 25,3 dias, o objecto, designado LRLL 54361, desencadeia uma explosão de luz que se propaga através da poeira e do gás à sua volta. Esta é apenas a terceira vez que este fenómeno cósmico raro é observado. Pode constituir uma oportunidade de estudar a formação de estrelas e a sua evolução inicial. Segundo os cientistas, duas jovens estrelas binárias próximass, ou ligadas gravitacionalmente, podem ser a fonte das explosões luminosas periódicas do objecto LRLL 54361.
Os astrónomos propõem que os clarões de luz são causados por interacções periódicas entre as duas estrelas e que acontecem quando o material, num disco circundante, cai subitamente sobre as jovens estrelas em formação e desencadeando uma explosão de radiação, cada vez que elas se aproximam uma da outra nas suas órbitas.
Este fenómeno, chamado de acrecção pulsada, tem sido observado em fases posteriores de formação de estrelas, mas nunca num sistema tão jovem ou com tanta intensidade e regularidade.

Os telescópios espaciais Spitzer e Hubble, da NASA, uniram-se para descobrir uma misteriosa jovem estrela que se comporta como uma fonte de luz intermitente. À esquerda: Spitzer captou a imagem do objecto LRLL 54361, em luz infravermelha, revelando a protoestrela; no centro: Hubble mostrou, em luz monocromática, a estrutura detalhada em torno da protoestrela; à direita: ilustração do hipotético objecto central que pode ser duas estrelas binárias jovens - Crédito:NASA, ESA, J. Muzerolle (STScI), E. Furlan (NOAO and Caltech), K. Flaherty (Univ. of Ariz./Steward Observatory), Z. Balog (Max Planck Institute for Astronomy), and R. Gutermuth (Univ. Mass. Amherst)

Descoberto pelo Telescópio Espacial Spitzer da NASA, LRLL 54361 é um objecto variável dentro da região de formação de estrelas IC 348, localizada 950 anos-luz da Terra. Os dados de Spitzer revelaram a presença da protoestrela. Com base em análise estatística, estima-se que as duas estrelas não têm mais do que algumas centenas de milhares de anos.
O sistema formado por estas duas estrelas é raro, pois existe uma pequena percentagem de sistemas binários próximos na população estelar da nossa galáxia. Provavelmente, é uma fase transitória breve no nascimento de um sistema estelar.
Fonte: HubbleSite news

Sem comentários: