quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Terramoto da grande intensidade provoca tsunami nas Ilhas Salomão

Um forte terramoto atingiu as Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, causando um tsunami (reprodução)

Um tsunami, provocado por um forte terramoto de 8 graus na escala Richter, atingiu a cidade de Lata, capital da província de Temotu, no extremo leste das Ilhas Salomão, esta quarta-feira (5 de Fevereiro de 2013) (pode ver aqui um vídeo).
Segundo as autoridades locais, o tsunami gerou ondas até 1,5 metros de altura na parte oeste da ilha de Santa Cruz, destruindo dezenas de casas em quatro aldeias atingidas e provocando, pelo menos, cinco mortos confirmados. Muitos moradores refugiaram-se nas partes mais altas da região. Outras áreas das Ilhas Salomão não foram afectadas
As Ilhas Salomão estão localizadas no Anel de Fogo do Pacífico, onde se verifica grande parte dos grandes terramotos e com muita actividade vulcânica - Crédito: wikipédia

As Ilhas Salomão são compostas por mais de 200 ilhas e abrigam uma população de cerca de 552 mil habitantes. Estão localizadas no Anel de Fogo do Pacífico, uma área em arco onde se registam 90% dos terramotos de todo o mundo e com uma forte actividade vulcânica.
De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, o epicentro do terramoto ocorreu a 81 km de Lata, a uma profundidade de 28,7 km.

Sem comentários: